Geórgia mais perto <br>da NATO

A ex-república soviética da Geórgia está muito próxima de se tornar membro da NATO, garante o secretário-geral da Aliança Atlântica. Em visita oficial ao país situado na estratégica região do Cáucaso, Jens Stoltenberg invocou como elementos da aproximação o «fortalecimento da vossa democracia» e das «instituições civis».

Em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro georgiano, ocorrida ao fim de dois dias de visita oficial, nos quais se incluíram a realização da reunião do mais alto órgão de decisão da organização, o Conselho do Atlântico Norte, o chefe-executivo do bloco político-militar imperialista reiterou que os dirigentes georgianos «não estão sozinhos» no «caminho de reformas» e que o país «tem todas as ferramentas necessárias para se tornar Estado-membro da NATO».

Moscovo opõem-se veementemente à entrada da Geórgia na NATO, considerando-a uma ameaça à sua segurança e integridade territorial. O conflito arrasta-se há cerca de oito anos, quando os membros da NATO decidiram, em Bucareste, na Roménia, iniciar o processo de adesão da Geórgia, e já esteve na origem de um conflito armado entre os dois países, em 2008, quando tropas georgianas invadiram Ossétia do Sul, entretanto declarada república autónoma associada à Federação Russa.

Antes da deslocação ao Cáucaso, Jens Stoltenberg foi mais claro quanto aos intuitos da Aliança Atlântica, declarando que «a região do Mar Negro é muito importante para a segurança euro-atlântica», designadamente após a inclusão da Crimeia na Federação Russa. «Por isso, decidimos fortalecer a nossa presença no Mar Negro e assim o faremos», afirmou.

Para além da Geórgia, a NATO inclui também a Ucrânia no rol de parceiros da militarização do Mar Negro, acrescentou o mesmo responsável.

 



Mais artigos de: Internacional

China responsabiliza norte-americanos

A China atribui aos EUA a crescente conflituosidade na Península da Coreia e no Mar do Sul da China, realçando que a escalada belicista tem sido desencadeada pelos norte-americanos.

Sentamo-nos para nos levantarmos

Teria sido só mais uma partida de futebol americano, aquela no passado dia 26 de Agosto, que opôs os Green Bay Packers aos San Francisco 49ers. Mas eis que soa o hino e… «Ó, dizei, podeis ver? À primeira luz da manhã?» Deus abençoe a América! Entre o...

Cuba não desiste <br>do fim do bloqueio

«Não há uma família cubana que não sofra com os efeitos do bloqueio» que os EUA mantêm apesar do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, denuncia o governo cubano.

Brasil vai parar

As seis principais centrais sindicais brasileiras convocaram para o próximo dia 22 uma paralisação nacional contra o pacote anti-laboral e antisocial que o executivo agora liderado por Michel Temer pretende aplicar. A greve agendada para de hoje a uma semana, será «uma...

EUA e Israel com acordo <br>militar histórico

Nunca nenhum país recebeu tamanha ajuda em matéria de defesa por parte dos EUA. A conclusão é do embaixador norte-americano em Israel, que em declarações públicas proferidas no domingo, 11, numa conferência universitária, antecipou a subscrição...